Sala Comercial: Importância e Dicas Para Alugar!

por | mar 2, 2021 | Coworking | 0 Comentários

A maioria dos empreendedores precisam contratar uma sala comercial na hora de começar o seu negócio. Alguns micro e pequenos empresários começam o negócio na própria casa, mas a sala comercial sustenta um ar de profissionalismo a mais ao empreendimento. 

Normalmente, a locação de uma sala comercial gera preocupação e dúvidas nos empresários. Apesar disso, essa missão não é um monstro de sete cabeças e pode ser realizada de maneira simples, uma vez que o empreendedor faça uma boa pesquisa e conte com opiniões assertivas. 

Por exemplo, qual a melhor opção: comprar ou alugar uma sala comercial? Para chegar na resposta certa, é preciso levar em consideração a disponibilização de investimento da sua empresa, ou seja, quanto ela tem condições de gastar.

Comprar uma sala comercial não é barato, e depende de vários fatores que influenciam diretamente no preço, como tamanho, localização, segurança da região e infraestrutura. O preço final pode estar além do que o empreendedor pode pagar. Dessa forma, o aluguel é mais viável. 

Dito isso, não é possível definir um preço padrão para o aluguel de uma sala comercial. O mercado imobiliário oferece vários tipos, desde espaços menores, em bairros mais afastados, até grandes salas em endereços de prestígio. A escolha irá depender de quanto o empresário pode investir. 

Vantagens da sala comercial 

Vamos partir do princípio que você tem dinheiro suficiente para alugar uma sala comercial. Se é possível, existem várias vantagens em fechar esse negócio para a sua empresa, e nós listamos os principais para você!

1 – Segurança

Uma sala comercial garante maior segurança para todos os processos internos. Isso porque, todos esses processos estão concentrados em um lugar fechado. Ou seja, ele está distante de pessoas desconhecidas ou que não tem ligação com os processos internos.

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2 – Privacidade

Uma sala comercial possui privacidade para receber clientes e parceiros sem incômodos sonoros ou interrupções externas. Sobretudo, um escritório oferece a segurança que os empresários necessitam na hora de falar sobre negócios e transações importantes.

3 – Personalização

A sala comercial pode ser personalizada de acordo com as cores da marca, ou a preferência dos funcionários, oferecendo um ar mais acolhedor e pessoal. Em resumo, ela pode ser da forma que o empresário e a sua equipe bem entender, deixando tudo com a cara da empresa. 

4 – Maior produtividade 

Um escritório alugado aumenta a produtividade, principalmente se comparado a alguns perfis como o home office, uma vez que trabalhar em casa possui muitas distrações e exige concentração em dobro. Um espaço comercial próprio pode oferecer resultados mais positivos. 

Dicas para alugar uma sala comercial 

Antes de fechar o aluguel de uma sala comercial, existem vários elementos que devem ser levados em consideração. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar nesse momento. Confira!

1 – Planejamento 

Antes de sair procurando uma sala comercial, é muito importante que seja feito um planejamento prévio. Para isso, o empreendedor precisa ter em mente qual é o público alvo, onde estão, os planos da empresa a curto, médio e longo prazo e a estrutura necessária nos próximos meses e anos.

Após todos esses questionamentos estarem bem definidos no planejamento do profissional, pode-se seguir em frente e começar o próximo passo. 

2 – Orçamento

Agora que você respondeu todas as perguntas do tópico anterior, precisa estipular o valor que poderá investir no aluguel da sala comercial. 

Mas lembre-se que você não pode levar em consideração apenas o preço do aluguel, como também o condomínio, luz, seguro, IPTU, limpeza do espaço, eventuais obras e manutenções. Isso irá otimizar a busca pelo imóvel, uma vez que você saberá exatamente o valor médio de gasto possível. 

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3 – Tamanho

Agora já é possível pensar qual é o espaço necessário para a sala comercial a ser alugada. Lembre-se que o espaço deve acolher confortavelmente todos os funcionários da empresa, como também deve conseguir abrigar todos os clientes e visitantes. 

4 – Local

Qual a localização do escritório que está dentro do orçamento? Além disso, para escolher o local, é preciso pensar em questões como ramo de atuação do negócio, público alvo, e cartela de clientes. Também veja se a região escolhida possui os serviços básicos de água, luz, esgoto e uma boa cobertura de rede.

5 – Acessibilidade

A questão da acessibilidade da região deve ser considerada em conjunto com a definição do local. Lembre-se de pesquisar por espaços com estacionamento no prédio, ou nos entornos, e a presença de transporte público, como ônibus e metrô.

6 – Qualidade

Uma vez que você já levou todas as questões anteriores em consideração e já possui opções que se encaixam nelas, confira a qualidade das opções. O espaço deve ser alinhado com o ramo do seu negócio. 

Por exemplo, escritórios mobiliados oferecem uma economia para o empresário durante a instalação da empresa. 

Também avalie a estrutura do prédio onde o imóvel está localizado, e não apenas a sala comercial. Cheque a qualidade dos elevadores, da recepção, a segurança predial e outros aspectos importantes.

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