O Que é Endereço Fiscal? Como Contratar e Benefícios!

por | dez 17, 2020 | Coworking | 0 Comentários

Também chamada de domicílio fiscal, o endereço fiscal é um endereço para tributação de um empreendimento. Esse local, que nem sempre é o mesmo endereço que os clientes têm acesso, é aquele em que os órgãos responsáveis pela tributação, Federal, Estadual e Municipal, poderão encontrar sua empresa. 

O endereço fiscal também pode ser usado para o recebimento de outros tipos de exigências legais, por exemplo, documentação dos mais variados tipos. Além disso, o endereço coworking (outra designação para endereço fiscal) também deve ficar a disposição da Justiça, para possível acionamento legal.

Sobretudo, o endereço fiscal é necessário para a abertura legal de uma empresa, pois dessa forma, todos os órgãos tributários e a justiça terão acesso ao endereço da empresa para cobranças e afins. Não tem como abrir uma empresa sem um endereço fiscal. 

Para facilitar sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

Diferença entre Endereço comercial e endereço fiscal

Quando falamos sobre o endereço de uma empresa, o mais popular é o endereço comercial. Como o nome já diz, ele apresenta comercialmente a empresa, por exemplo, em materiais como cartões de visita, websites e de divulgação da empresa.

Apesar disso, como já foi apresentado, também existe o endereço fiscal, para fins de recebimento de documentos variados e tributação. Apesar de não ser o mais apropriado e nem o mais usado, uma empresa pode usar o mesmo endereço para os dois fins. 

Normalmente, o endereço fiscal de uma empresa costuma ser contratado (serviço terceirizado). Ou seja, um local é alugado para que seja tratado todas as questões legais e tributárias da empresa, como por exemplo, um pequeno escritório alugado pelo empreendimento. 

Veja também:  O Que é Coworking? Como funciona, O Que Oferece e Vantagens!

Além disso, é importante lembrar que para que uma empresa funcione, é necessário que, desde o princípio, tenha um endereço fiscal para a mesma. Para aqueles que estão começando o negócio de dentro de casa, alugar um endereço fiscal é bem mais econômico do que realmente alugar um escritório. 

Como contratar um endereço fiscal?

Não existe nenhum mistério na contratação de um endereço fiscal. Como sabemos, a locação de um endereço fiscal, que funcionará para lidar com a parte burocrática de um negócio, é uma prática comum. Muitas vezes, ela é usada já com o intuito de viabilizar a abertura de uma empresa.

Dito isso, basta encontrar um local na sua cidade que forneça um plano mensal de endereço fiscal. Existem vários prédios comerciais, que cada vez mais, não oferecem apenas o famoso aluguel de escritório comercial. Muitos estão apostando nos planos de endereço fiscal. 

Esse tipo de plano costuma oferecer uma sala física e um endereço fiscal eletrônico.

Endereço fiscal em Goiânia

Em Goiânia (Goiás), assim como em qualquer cidade de grande porte, existem várias opções de endereço fiscal. Os preços irão variar conforme a região da grande Goiânia, sendo que o mais comum é encontrar o aluguel por 100 reais ao mês. 

Apesar disso, deve-se pensar bem na localização do seu endereço fiscal, caso opte pelo aluguel de escritório comercial. Esse local poderá tratar de reuniões importantes, e além disso, se for o mesmo local em que serão recebidos os clientes, precisa impressionar. 

Voltando aos planos de endereço fiscal, o ideal é encontrar um serviço que sirva melhor aos interesses e caixa da sua empresa, é interessante que a escolha seja feita junto ao contador. 

Veja também:  Endereço de Correspondência: O Que É e Vantagens!

Para escolher um bom domicílio fiscal, é importante fazer uma boa pesquisa. Busque informações como a estabilidade do escritório e há quantos anos ele está naquele endereço. Também é interessante pedir referências de outras pessoas que também usem o serviço.

4 Benefícios de um endereço fiscal

Um endereço fiscal vai muito além da obrigatoriedade para a regularização de uma empresa. Ele possui benefícios singulares para um negócio, que podem ajudar no crescimento e desenvolvimento do mesmo. Se liga nas principais vantagens do endereço fiscal:

1 – Economia 

Primeiramente, o benefício que mais se destaca é a economia. Se a sua empresa não pode usar o endereço da sua casa, ou ela não possui caixa para alugar uma sala comercial, a opção mais barata é o aluguel de um endereço comercial. Normalmente, como já foi dito, ele custa em torno de 100 reais ao mês. 

2 – Correspondência

A maioria dos planos de endereço fiscal trabalham com o serviço de domicílio fiscal. Em resumo, eles oferecem a possibilidade de recebimento de cartas e encomendas. Isso facilita muito a vida do empreendedor. 

3 – Estabilidade

Se você não tem casa própria, mora de aluguel ou costuma se mudar com frequência, alterar a papelada da sua empresa pode ser um pesadelo, além de ficar muito caro. Por isso, o endereço fiscal oferece uma estabilidade que pode ser bom para a empresa e para o seu bolso

4 – Endereço profissional

Usar o endereço fiscal é uma forma de não misturar a sua vida pessoal e intimidade com os clientes e órgãos legais. Além disso, o endereço fiscal garante muito mais profissionalidade para a sua empresa.

Gostou do artigo? Não esqueça de compartilhar com seus amigos!

Veja também:  Sala Comercial: Importância e Dicas Para Alugar!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *