Importância da Contabilidade nas Empresas: Veja os Benefícios

por | jan 20, 2021 | Contabilidade | 0 Comentários

A contabilidade empresarial é uma área essencial dentro de uma empresa, independente do tamanho do negócio. O departamento é o responsável pela otimização e melhora dos processos financeiros e fiscais de um negócio, tornando possível seu crescimento e maior faturamento. 

Além disso, a contabilidade empresarial é a responsável por fazer com que a empresa atue dentro da lei, seguindo todas as normas e legislações governamentais. Em resumo, é uma área que está por trás das decisões gerenciais e também das burocracias. 

Certamente isso já é muito coisa, mas existem ainda mais elementos por trás da contabilidade empresarial. Mas antes de avançarmos no assunto, que tal começarmos do princípio? 

Para facilitar sua leitura, separamos o artigo da seguinte forma:

O que é contabilidade empresarial?

contabilidade nas empresas

A contabilidade empresarial é um ramo da contabilidade que engloba todas as atividades e instrumentos contábeis de uma empresa, como também de suas rotinas profissionais. Isso inclui processos fiscais, tributários, previdenciários, legais e legislativos de uma empresa.

O principal objetivo é manter o negócio regularizado junto ao governo e em pleno funcionamento. Ela atua para que se cumpra as exigências fiscais, e consequentemente avalia, verifica e detecta irregularidades e incompatibilidades nos relatórios contábeis.

Tudo isso irá permitir que os gestores da empresa tomem decisões mais assertivas, como também permitirá a criação de estratégias para o crescimento econômico da empresa. 

6 Benefícios da contabilidade empresarial 

Como já foi dito anteriormente, a contabilidade empresarial fornece suporte para gestão da empresa, assim como ajuda na condução de vários aspectos do negócio. Além disso, existem diversos benefícios que ela traz ao empreendimento, e nós listamos os principais para você!

1 – Tomada de decisão

O primeiro benefício de se ter um setor de contabilidade empresarial na sua empresa, é a melhora na tomada de decisões, uma vez que haverá métricas e dados financeiros exatos para basear estudos e estratégias. Por meio dos processos contábeis, é possível realizar:

  • Cálculo de ponto de equilíbrio;
  • Desenvolvimento e controle de todo o planejamento orçamentário e tributário;
  • Análise de indicadores, métricas e outros dados financeiros e contábeis;
  • Definição de custos padrões e projeção de fluxo de caixa;
  • Utilização e implementação de ferramentas financeiras e não financeiras para avaliar os negócios, gerar valor, entender pontos fracos e fortes, analisar o mercado e oportunidades.

2 – Reforço do compliance

Compliance diz respeito à transparência das atividades empresariais, principalmente em movimentações financeiras e recolhimento de tributos. Ela é afetada diretamente pela contabilidade empresarial, que permite otimizar a escrituração dos processos financeiros, fiscais e contábeis da empresa.

Consequentemente, ela contribui para minimizar os riscos de erros no cumprimento de obrigações e a ocorrência de fraudes, além da aplicação de multas e problemas com auditorias.

3 – Rentabilidade

O lucro de uma empresa é afetado por fatores internos e externos, que fogem ao controle da empresa. Consequentemente, atuar na lucratividade ao otimizar práticas internas é uma boa alternativa, uma vez que são fatores passíveis de controle e organização.

Em resumo, a contabilidade empresarial atua diretamente nisso, pois trabalha com a alocação de custos e recursos para garantir que os gastos fiquem dentro do orçamento. Isso protege a rentabilidade da empresa e garante uma boa rentabilidade do negócio. 

4 – Análise

A contabilidade empresarial ajuda a definir se a empresa está na hora de crescer, pois ela mostrará a situação do caixa e a entrada de recursos financeiros de terceiros. Ela também permite ao gestor avaliar o real cenário financeiro da empresa para saber se ela possui recursos.

Em resumo, ela é o setor de uma empresa capaz de fazer as análises financeiras necessárias. 

5 – Estratégia

Relatórios contábeis permitem identificar as forças e as fraquezas do negócio. Principalmente nas áreas financeiras. Os documentos contábeis possibilitam um foco mais estratégico sobre os processos e procedimentos internos, fazendo com que a gerência tenha informações relevantes.

6 – Apoio aos outros setores

Por fim, a contabilidade empresarial alcança todos os braços da empresa, ou seja, todos os setores. Consequentemente, torna-se possível analisar financeiramente cada departamento da empresa, e ter uma noção melhor do todo. 

Consequentemente, além de tornar mais fácil criar várias estratégias para a empresa, também torna mais fácil orientar cada setor individualmente no caminho financeiro certo. 

Quando aplicar a contabilidade empresarial na sua empresa? 

Independente do tamanho da empresa, o ideal é que ela conte com a contabilidade empresarial desde a sua criação. No princípio, é preciso realizar o planejamento financeiro e definir o regime tributário mais adequado para o cálculo dos tributos. 

A contabilidade empresarial faz toda a diferença já no começo de uma trajetória de sucesso no mercado. Ela garante uma menor incidência de erros, evitando gastos maiores, além de atrasos e multas, mesmo quando o gestor ainda não possui experiência. 

Apesar disso, para pequenos negócios que não podem contratar esse tipo de serviço no início, basta se planejar para aplicar a sessão no primeiro momento oportuno que vier.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *