Endereço de Correspondência: O Que É e Vantagens!

por | mar 2, 2021 | Coworking | 0 Comentários

Ao abrir uma empresa, o empreendedor precisa lidar com os endereços da mesma. Isso mesmo, endereços no plural. Primeiramente, ao registrar a empresa é obrigatório um endereço fiscal. Mas ele não precisa ser o mesmo do endereço comercial. Mas o que é cada um deles?

O endereço fiscal, também chamado domicílio fiscal, é o local que você aponta na documentação da empresa, como registro de MEI ou contrato social, por exemplo. 

Ele funciona como referência para questões ligadas ao Fisco, de contabilidade, da sua empresa, como por exemplo, registro na Junta Comercial, endereço na Receita, entre outros possíveis documentos.

Em contraste, o endereço comercial é onde a empresa atua, recebe os clientes e utiliza nos materiais de divulgação da mesma. A função dele é justamente apresentar comercialmente a empresa, uma vez que são mais atrativos e ficam localizados em bairros nobres.

Endereço fiscal X Endereço comercial 

O endereço fiscal é aquele ligado às burocracias, para que a empresa possa funcionar de acordo com o que é estabelecido pelo Estado. Já o endereço comercial pode ser mais informal, pode ser aquele que você passa para o cliente quando precisa dar uma referência física à sua empresa.

Uma vez que o serviço de endereço fiscal pode envolver muitas questões de governo e varia conforme as regras das diferentes prefeituras dos municípios brasileiros, talvez a oferta de domicílio fiscal ainda seja um tanto restrita entre os coworkings e escritórios virtuais.

Em contraste, a oferta de serviços de endereço comercial para quem, por exemplo, trabalha em home office e precisa de um local corporativo para apresentar aos clientes é bem mais difundida. É possível encontrar espaços de trabalho compartilhados com planos dessa modalidade por bons preços.

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Endereço de correspondência 

Agora que você já conhece a definição do endereço fiscal e do endereço comercial, deve estar pensando: onde fica o endereço de correspondência? O endereço de correspondência nada mais é do que o local em que sua empresa receberá as correspondências. 

A empresa pode destinar um endereço específico apenas para o envio de documentos. Apesar disso, normalmente as empresas usam o endereço comercial para ser o mesmo de correspondência, dessa forma economizando e facilitando o serviço. 

Uma boa opção para empresas que estão começando e precisam de um local físico para receber as correspondências, é optar pelo escritório virtual. Trata-se de um pacote de uma empresa onde você paga mensalmente para que ela receba suas correspondências. 

Alguns pacotes incluem também o recebimento de ligações e e-mail, como também dão o direito a uma sala ou espaço em um local compartilhado entre várias empresas e empreendedores e para trabalhar, receber clientes e também fazer reuniões. 

Vantagens do escritório virtual 

Por fim, separamos cinco vantagens de uma empresa contratar os benefícios de um escritório virtual e optar por um coworking. Confira!

1 – Separando vida pessoal e profissional 

Primeiramente, ter um local exclusivo para o trabalho é uma forma de separar a esfera pessoal da profissional. Muitas vezes, pode ser difícil para o empreendedor manter a disciplina e o foco nas atividades que realiza ao trabalhar em casa.

Ao optar por um endereço diferente para o trabalho, o profissional evita misturar problemas domésticos às demandas do negócio, o que permite mais produtividade e organização.

Você percebe que a contratação desse tipo de serviço pode ir muito além do serviço de correspondência?

2 – Credibilidade

Para empreendedores que vendem pela internet sabem que algumas ofertas anunciadas em sites sem nenhum endereço registrado podem gerar suspeitas da parte dos usuários, haja vista a grande quantidade de golpes aplicados em transações digitais.

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Quando o site informa endereços aos quais o cliente pode se reportar em casos de problemas, existe um maior nível de confiança. Sobretudo, ter um endereço anunciado, seja ele comercial ou fiscal, transmite mais profissionalismo e seriedade.

Aos olhos dos clientes, isso significa credibilidade, ou seja, ele pode confiar de olhos fechados. 

3 – Divulgação do negócio

Endereços fiscais e comerciais podem ser usados para fins de divulgação do negócio. Ou seja, essas informações podem constar em materiais promocionais e em cartões de visitas, por exemplo. Esses endereços também podem ser colocados à disposição dos clientes nos sites do e-commerce.

4 – Regularização

Essa vantagem remete, principalmente, ao endereço fiscal. Como já foi dito, é por meio deste endereço que é possível mostrar para os órgãos públicos que uma empresa realmente existe. Sem esse endereço, o empreendedor não pode conseguir um número de CNPJ.

O endereço fiscal é oferecido pelos escritórios compartilhados, também conhecidos como coworking. Isso irá regularizar o seu negócio.

5 – Menos impostos

Alguns estados oferecem benefícios fiscais para empresas de e-commerce com o intuito de conseguir arrecadação também desse setor e facilitar a regularização desses empreendimentos. No entanto, a maioria desses benefícios exigem um endereço fiscal, para provar que exerce sua atividade no estado em que vigora a redução tributária.

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