Conheça os Principais Impactos do eSocial

por | dez 22, 2020 | Negócios | 0 Comentários

No meio de tantas siglas e nomes, o eSocial pode passar despercebido. Você sabe do que se trata? Em resumo, o eSocial é uma ferramenta eletrônica que busca  unificar, para o Governo Federal, todas as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas brasileiras.

O programa tem como maior objetivo garantir direitos trabalhistas e previdenciários, assim como otimizar o processo de cumprimento das obrigações dos funcionários. Mas, se você ainda não entendeu o conceito, nós vamos te explicar mais didaticamente.

Para facilitar sua leitura, separamos o artigo da seguinte forma:

O que é o eSocial?

Primeiramente, o eSocial é a sigla para o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. 

Em resumo, ele consiste em um software desenvolvido com a finalidade de integrar os dados repassados pelas organizações a respeito de seus empregados, remunerações, vínculos empregatícios, contribuições previdenciárias e outros assuntos.

Tudo começou com a intenção de simplificar o envio dos dados para o Governo Federal. O eSocial pode fazer a substituição da entrega de declarações e formulários separados pelas próprias empresas. Apesar de criado em 2014, ele entrou em cena em 2016. 

Como funciona o eSocial?

Quando o empreendedor faz o cadastro no eSocial, usando o seu CNPJ, ele terá acesso a toda documentação do trabalhador. Em resumo, para que isso seja possível, basta ele transmitir estas informações eletronicamente para o ambiente do eSocial.

Para toda mensagem enviada pela empresa é registrado um novo protocolo no sistema, o que permite o rastreamento da informação prestada, provando a autenticidade dos documentos. E se precisar adicionar informações no futuro, basta pedir os ajustes acionando o governo. 

Isso deixa claro um dos princípios do eSocial, unir o governo, o empregador e o empregado. Além disso, isso torna tudo mais transparente. 

Veja também:  Nomes Para Empresas de Consultoria: Como Escolher e Inspirações!

Vantagens do eSocial

Quais são as vantagens do eSocial? Nós separamos as três principais para você. Confira!

1 – Direitos trabalhistas

Você já deve ter entendido, que o eSocial não passa de uma ferramenta tecnológica que moderniza as relações de trabalho, facilita o registro de dados e otimiza a gestão de pessoas.

O que isso tudo significa, no fim das contas? O eSocial proporciona os melhores recursos para assegurar os direitos dos trabalhadores, e essa é uma das suas principais vantagens. 

2 – Fiscalização

O eSocial pode oferecer às organizações maior agilidade em todo o processo de fiscalização por parte da Receita Federal e do Ministério do Trabalho. Tudo isso porque as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas serão informatizadas e integradas em um único ambiente digital.

3 – Relevância das informações

O eSocial é um portal completo para disponibilizar dados a respeito dos empregados, e como já foi dito, seu principal objetivo é proporcionar as informações mais relevantes em tempo hábil.

Além disso, a consolidação dos dados na plataforma gera mais agilidade na aquisição de informações. As informações repassadas pelo programa mais importantes são:

  • afastamento temporário;
  • aviso prévio;
  • ações trabalhistas;
  • alterações de salário;
  • admissão e desligamento;
  • alterações na jornada de trabalho;
  • atestados de saúde;
  • aviso prévio;
  • apuração de débitos e créditos tributários federais;
  • comunicação de acidente de trabalho;
  • cadastro de benefícios previdenciários;
  • declarações sobre o imposto de renda retido na fonte;
  • condições ambientais de trabalho;
  • folha de pagamento;
  • monitoramento de saúde do trabalhador;
  • geração do documento de arrecadação de receitas federais.

Impactos do eSocial

Um dos principais impactos do eSocial é no peso de documentos em um rh de uma empresa. A quantidade de arquivos e de documentos a respeito dos funcionários fica mais simples de ser arquivada em uma ferramenta online que dá muito mais praticidade ao processo como um todo.

Veja também:  Como Se Organizar Financeiramente? 8 Dicas Para Empresas!

Além disso, é muito mais rápido o acesso a esses arquivos, uma vez que eles estão digitalizados e a um clique de acesso. Tudo isso gera muito mais fluidez ao processo, como também agilidade. 

Tudo isso também pede que as empresas dediquem mais tempo e dinheiro a tecnologia, para suportar e usar o sistema. O sistema também pode facilitar processos burocráticos dentro de uma empresa, que antes eram muito mais demorados.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *