Como Começar um Pequeno Negócio em 6 Passos Simples!

por | dez 22, 2020 | Negócios | 0 Comentários

Dar o primeiro passo é sempre o mais difícil, não é mesmo? Ainda assim, ele é necessário em vários momentos da sua vida. Um deles, é o momento de abrir o seu primeiro negócio. Muitos desistem por causa do medo ou da pressão, antes mesmo de tentar. 

Apesar disso, desistir não deve ser uma decisão que deva ser levada em consideração. Para isso, os novos empreendedores devem ter a resposta para a seguinte pergunta: “quero abrir um negócio, por onde começar?”. Nós temos a resposta para você!

Para facilitar sua leitura, separamos o artigo da seguinte forma:

Motivos para abrir uma empresa

Entre os principais motivos para abrir, estão em primeiro lugar os pessoais. Isso mesmo, quais foram os motivos que fizeram você pensar em abrir o seu próprio negócio? Apesar desse processo ser racional e pedir muito pé no chão, é necessário que você entenda os motivos pessoais te levam a isso. 

Dito isso, o principal motivo para criar a sua própria empresa é a independência. Quem empreende está carregando um negócio nas próprias costas, e isso define tanto o caminho empreendedor, como também o seu próprio caminho pessoal. 

Isso não quer dizer que o caminho não será cheio de pedras e empecilhos, e sim, que será necessário investir muito tempo e dinheiro nesse projeto. Pode ser muito difícil, e em alguns momentos dolorosos, mas trabalhar para si mesmo é também liberdade

Em resumo, pode ser assustador, mas lembre-se que se você deseja abrir um negócio, é porque existem desejos internos e motivos pessoais que te levam a isso. Além disso, essa ação pode garantir independência e liberdade (principalmente financeira) a longo prazo. 

Veja também:  Diferença entre Lucratividade e Rentabilidade: Quais São?

É possível abrir um negócio com pouco dinheiro?

Não vamos mentir para você: abrir uma empresa com investimento baixo pode ser muito difícil, mas isso não quer dizer que você não deva tentar se sua ideia for boa e tiver um bom embasamento (pesquisa e estratégia)

O Brasil é um dos países com mais empreendedores do mundo, e isso é um bom sinal. Apesar disso, no Brasil apenas cerca de 20% das empresas conseguem sobreviver após dois anos funcionando. 

Dito isso, o primeiro passo para abrir um negócio com pouco dinheiro é justamente se capacitar ao máximo para encarar o desafio. Essa etapa, de busca de conhecimento, é a mais importante e pode definir se o negócio irá dar certo ou não. 

6 Passos para começar um pequeno negócio

Bom, está na hora de umas dicas mais sólidas, não é mesmo? Separamos seis dicas para você começar o seu pequeno negócio. 

1 – Amadurecimento da ideia

O primeiro passo é pensar bastante sobre o assunto, ou seja, amadurecer a ideia. Uma dica boa para esse momento, é pensar em abrir um negócio relacionado a alguma coisa que você gosta. Isso porque, muito dificilmente você se dedicará completamente a algo que não está apaixonado. 

Escolha um ramo que tem tudo haver com você, e dessa forma vai ficar mais fácil amadurecer a ideia e pensar sobre o assunto. Além disso, você não precisa necessariamente de uma ideia nova, e sim, de um bom planejamento e execução para dar certo. 

Sobretudo, essa fase não é feita apenas de pensamento, como também de pesquisa. Estude bastante as áreas que está pensando em atuar, e os principais possíveis concorrentes delas. Por fim, nessa fase, faça algumas perguntas básicas, como: 

  • Qual é o seu mercado?
  • Quem é seu público-alvo?
  • Por que as pessoas vão precisar do seu produto ou serviço?
  • Que diferencial você pode oferecer para chamar a atenção diante da concorrência?
  • Quem são os possíveis concorrentes e qual ação você deve realizar?
  • Quais são os riscos de mercado (tecnológico, regulatório e de execução)?
  • Sua ideia é viável no curto, médio e longo prazo?
  • Sua ideia é escalável, ou seja, é facilmente replicável e tem alto potencial de crescimento?
  • Sua ideia terá valor diante de outros produtos e serviços no mercado ou durará apenas enquanto for novidade?
  • Você estará se realizando ao executar sua ideia?
Veja também:  Tipos de Sociedade Empresarial: Como Funciona, Vantagens e Desvantagens

Não se esqueça de procurar amigos e familiares para conversar sobre o assunto, além de profissionais que já atuam na área. É bom compartilhar ideias para ver se estão maduras, e ouvir opiniões diferentes e conselhos. 

2 – Plano de negócio

Agora que você já pensou bastante sobre o assunto, precisa montar um plano de negócio, que funciona como um documento inicial que contém todas os dados e ideias iniciais, como ramo, público alvo, capital inicial, objetivos, estratégia, tempo de ação, etc. 

O plano de negócio é como a implantação do negócio, escrita no papel. Ele guiará o empreendedor nos primeiro passos e pode ser o diferencial para o sucesso. Não se esqueça, esse passo é muito importante. 

3 – Desapegue-se

A ideia original pode ser muito boa, como também pode ser muito ruim. Por isso, não se apegue demais a ela e seja flexível para passar por adaptações necessárias no decorrer do caminho. 

4 – Pesquisa

Antes de começar o negócio de fato, é preciso desvendar e entender o seu segmento de negócio para então desenvolver a ideia adequadamente. Para isso, faça uma boa pesquisa de mercado, e principalmente estude toda a sua concorrência. 

5 – Produtos e serviços

Cada produto ou serviço possui seu próprio mercado e seu público-alvo. Conhecer as dificuldades de um setor já é difícil, imagine de vários. Por isso, delimite já no plano de negócios a ideia que deseja desenvolver e trabalhar arduamente nela.

Por isso, defina muito bem os produtos e serviços, e faça todas as pesquisas necessárias sobre eles. 

6 – Obtenha crédito

Por fim, para ter o seu negócio, irá precisar de crédito. Para obter crédito, você pode precisar de dicas de gestão de dinheiro e de como conseguir auxílios financeiros para as suas necessidades profissionais. Para isso, busque a ajuda de um contador para o serviço. 

Veja também:  Representante Comercial Pode ser MEI? Descubra Aqui!

Agora, com todas essas dicas, você pode colocar a mão na massa e começar. Com uma boa base, basta começar!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *